ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ArcelorMittal Tubarão e Archademy lançam desafio para arquitetos e designers

Interessados têm até 11 de maio para se candidatar a uma das 25 vagas para a disputa. O prêmio é um espaço na Casacor Espírito Santo 2022.

A ArcelorMittal Tubarão e a construtech brasileira Archademy abriram inscrições para arquitetos e designers participarem de um desafio: a maratona de criatividade Archathon. A disputa, promovida pela Archademy, é um marco do setor de arquitetura e design brasileiro. Nesta edição inédita, o prêmio é um ambiente na mostra capixaba Casacor 2022.

Podem participar equipes com, pelo menos, um profissional formado nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores ou Design de Produto. Os participantes serão selecionados por seus portfólios para a concepção e desenvolvimento de solução arquitetônica em aço para a ArcelorMittal.

A divulgação dos 25 escritórios classificados será no dia 13 de maio e a dinâmica do concurso será híbrida. Na primeira etapa, 100% on-line, os grupos receberão o desafio de desenvolver um projeto utilizando os produtos da ArcelorMittal, numa fase que terá presença de Mentores, profissionais renomados do mercado, responsáveis pela curadoria dos finalistas. Heliomar Venâncio já é um dos nomes confirmados.

Os selecionados apresentarão suas propostas em um evento presencial na sede da ArcelorMittal Tubarão, em Serra, e a equipe vencedora ganhará um ambiente na maior mostra de arquitetura e design de interiores do Estado, a Casacor Espírito Santo que, neste ano, será realizada no 38° Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha.

O grande diferencial do ambiente premiado em relação aos demais da mostra é que o projeto não será desmontado. Ele ficará como instalação permanente no local mesmo depois de terminada a Casacor Espírito Santo, tornando-se, assim, a oportunidade de assinar um grande projeto que será deixado de legado arquitetônico para a sociedade.

As propostas da maratona Archathon são revelar talentos, promover networking e criar conexões entre a classe profissional e grandes marcas do segmento. “Nosso objetivo é oferecer um ambiente que permita experimentação, aprendizado, liberdade criativa e dinâmicas que propiciem a troca de experiências, conteúdos práticos e vivência aos participantes no desenvolvimento de novas soluções de interiores, de forma colaborativa e inovadora, considerando as demandas de uso do espaço da atual sociedade”, explica Anna Rafaela, Diretora de Comunicação da construtech.

Já a ArcelorMittal assina sua primeira edição no evento com desafios dedicados ao universo do aço. De acordo com o Vice-Presidente Comercial da empresa, Eduardo Zanotti, essa será uma oportunidade para a empresa estreitar ainda mais sua relação com os profissionais da área de arquitetura e design, e ainda conhecer soluções inovadoras. “Nossa expectativa é de que as ideias sugeridas com aplicações em aço sejam diferenciadas, inteligentes e sustentáveis, e que possam vir a se tornar negócios no futuro”, afirmou.

Segundo Rita Rocio Tristão, diretora da Casacor Espírito Santo, o aço é um material que está sendo cada vez mais utilizado na construção civil, sendo o mais indicado para obras de intervenção em edifícios históricos, como o Forte. Neste, será executado um projeto que trará mais conforto e segurança a todos que visitarem o futuro “Centro Cultural São Francisco Xavier”, legado a ser deixado pela parceria entre as empresas.

“O prêmio Archathon, promovido pela Archademy, complementa toda essa história, pois envolve jovens talentos das áreas de arquitetura e design de interiores, que muitas vezes não têm oportunidade de mostrar seu trabalho. Esses profissionais poderão participar da Casacor e deixar sua assinatura em um ambiente permanente, dentro de um dos mais importantes monumentos históricos do Estado do Espírito , o Forte São Francisco Xavier”, destaca Rita.

Vale ressaltar que o Archathon é um projeto que já ocorreu em diversas cidades brasileiras, envolvendo empresas do porte do Google, mas que nasceu no Espírito Santo, um produto genuinamente capixaba que teve como primeiro prêmio um ambiente assinado na Casacor 2016, e desde então, apresenta ao mercado talentos das áreas de arquitetura e design.

As inscrições devem ser feitas até 11 de maio, custam R$ 99 e devem ser feitas pelo site. O valor arrecadado será revertido integralmente para um projeto social. Estão confirmados até o momento como jurados para esta edição Rita Tristão, diretora da Casacor Espírito Santo, e da ArcelorMittal Tubarão, Alexandre Gama, gerente de Desenvolvimento da Construção, e Jennifer Oliva Coronel, gerente de Comunicação e Relações Institucionais.

Fonte: Assesoria de Imprensa dda ArcelorMittal

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.