ArcelorMittal Pecém recebe novas estagiárias em engenharia
Fonte: Diário do Nordeste
Em iniciativa inédita, a ArcelorMittal Pecém promoveu uma seleção de estágio com vagas exclusivas para mulheres. A nova turma com 30 estudantes de engenharia realizou, por cinco dias, período de integração e imersão no universo siderúrgico.
O objetivo da iniciativa é aumentar a representatividade feminina na empresa, que já supera a média do setor de produção de aço. Gisele Sestren, gerente geral de Recursos Humanos da unidade Pecém da ArcelorMittal, explica que a nova turma é mais uma ação com o objetivo de acelerar o atingimento de uma meta mundial do Grupo ArcelorMittal.
“Temos uma meta global de ter 25% de mulheres em posição de liderança até 2030 em nosso quadro funcional. No Brasil, já alcançamos 21%. É com muita alegria que recebemos essa nova turma de estagiárias. Desse grupo, podem surgir nossas futuras líderes”, disse Sestren.
Foto da nova turma de estagiárias em engenharia da ArcelorMittal Pecém (Divulgação)
Pâmela Portela é uma das 30 selecionadas. Aluna do curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), ela ficou sabendo da vaga por conta de uma visita de divulgação da ArcelorMittal à UFC. Empolgada com a oportunidade, Pâmela não demorou a se inscrever.
“Antes de abrir as inscrições, eu já tinha a certeza de que tentaria esse processo seletivo. A ArcelorMittal foi sempre minha maior meta de estágio. Depois que cheguei, não imaginava que seria tão empolgante quanto está sendo. Criei expectativas, mas a empresa superou todas elas”, revela a universitária.
Além de Pâmela, outras 19 estudantes também são alunas da UFC. As demais vagas são ocupadas por discentes da Unifor, da UniFanor e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCEs) de Caucaia e de Maracanaú. Um terço das novas estagiárias reside nas cidades vizinhas como Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru.
Estudante de Engenharia Mecânica do IFCE de Maracanaú, Lívia Luna também faz parte da nova turma de estagiárias. Ela conta que a ArcelorMittal é a oportunidade certa para seus objetivos profissionais.
“Sonho alto. Tenho grande expectativa para o meu objetivo de carreira. Pelo que eu vi nesse período de integração, estou no lugar certo. A empresa tem um plano de carreira que nos dá todo o suporte possível para evoluirmos”, comenta Luna.
As selecionadas são contratadas por até dois anos, com renovação após o primeiro ano, para a carga horária de cinco horas por dia, com possibilidade de efetivação ao final do contrato.
As engenharias contempladas nesta turma são as de Produção, Mecânica, Metalúrgica, Elétrica, Química, Computação, Civil e Energias Renováveis. O programa de estágio conta com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Ceará), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Deixe seu comentário