Aperam expande negócios florestais no Brasil e segue estratégia de investir em novos modelos de negócios sustentáveis
A Aperam concluiu uma joint venture (“JV”) para a expansão de suas florestas para produção de carvão vegetal com a Ferbasa – um dos principais produtores mundiais de ferroligas. Essa expansão, anunciada no 2º trimestre de 2022, está em linha com a estratégia da Aperam de aumentar em 20% suas operações florestais existentes e expandir para novos modelos de negócios com foco na transição energética.
A BioEnergia da Aperam está localizada em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, com capacidade de produção anual de 450 mil toneladas de carvão vegetal.
A unidade faz da Aperam a maior produtora de carvão vegetal proveniente de florestas renováveis do mundo. Sujeita às aprovações prévias regulatórias (entre elas, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil), a nova empresa operaria em estreita proximidade com as operações existentes da Aperam, permitindo assim a realização de sinergias e benefícios de custo.
A parceria também permite à Aperam otimizar e aumentar ainda mais a produção de carvão vegetal – uma fonte de energia renovável e sustentável baseada em biomassa que já está evitando a emissão de 700 mil toneladas de CO2 por ano. A expansão também permitirá à BioEnergia desenvolver significativamente novos modelos de negócios associados à energia renovável e à descarbonização global.
O espaço adicional será administrado de acordo com os padrões ambientais eficazes e responsáveis da Aperam, certificados voluntariamente pela ISO 14001, e pelo Forest Stewardship Council® (FSC®) anualmente desde 2008. A certificação FSC® garante que os produtos vêm de florestas manejadas de forma responsável que fornecem benefícios ambientais, sociais e econômicos. Desde a fase de melhoramento genético até a carbonização da madeira, são adotadas práticas totalmente sustentáveis e que vão muito além das tradicionais, visando a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por fim, temos orgulho de nossas operações florestais como forma de contribuir com o desafio da mudança climática da humanidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Aperam
Deixe seu comentário