ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Alacero e Wood Mackenzie firmam parceria para impulsionar a descarbonização na indústria do aço na América Latina

Associação Latino-Americana do Aço e empresa especializada em energia podem contribuir com o processo de redução das emissões de gases de efeito estufa na região.

A Alacero (Associação Latino-Americana do Aço) e a Wood Mackenzie, empresa líder em energia, análise e consultoria, têm o orgulho de anunciar uma nova parceria destinada a apoiar a descarbonização da indústria do aço na América Latina.

A parceria, estabelecida em janeiro de 2023, alavancará a experiência de ambas as organizações para enfrentar o desafiador processo de redução das emissões de gases de efeito estufa na região. Com os objetivos do Acordo de Paris em mente, a aliança trabalhará para um futuro de baixo carbono para a indústria do aço.

Alacero e Wood Mackenzie acreditam que, trabalhando juntos, podem ajudar a indústria do aço na América Latina a navegar nos desafios da transição. Combinando a expertise da Wood Mackenzie em energia, química e pesquisa em mineração, com o conhecimento da Alacero sobre a indústria do aço, este processo considerará as diferentes realidades econômicas e sociais entre as regiões desenvolvidas e em desenvolvimento.

"Estamos honrados em fazer a parceria com a Wood Mackenzie e acreditamos que esta colaboração proporcionará valiosos insights e apoio a nossa indústria na América Latina ao embarcar na jornada para um futuro de baixo carbono", disse Alejandro Wagner, da Alacero. Diretor Executivo.

"A América Latina parte de uma situação mais favorável e tem uma oportunidade num futuro de desenvolvimento sustentável, dada a abundante disponibilidade de recursos naturais e as condições para desenvolver e implementar projetos de energia renovável e biomassa". A América Latina também tem as menores emissões de CO2 por tonelada de aço bruto produzido (1,66 tonelada) quando comparada ao mundo (1,91 tonelada) e à China (2,24 toneladas). Nós da Alacero destacamos os esforços contínuos de nossos mais de sessenta parceiros e afiliados para estar na vanguarda dos debates do século XXI e o papel da indústria do aço na América Latina como um dos principais motores da economia local. Só esta indústria gera mais de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos de qualidade, impulsionando e uma enorme cadeia de valor e o desenvolvimento das comunidades locais e da economia circular", completou Wagner.

"Estamos muito felizes em firmar esta parceria com a Alacero", disse Valerie Purvis, Vice-Presidente Executiva, Chefe de Commodities para Wood Mackenzie. "Juntos trabalharemos para fornecer um roteiro para a jornada de descarbonização do aço na América Latina". Esta é uma oportunidade emocionante para a Wood Mackenzie fortalecer seus laços com uma entidade renomada na América Latina, uma região que produziu mais de 60 Mt de aço em 2022". Esta parceria nos permitirá alavancar nossa profunda experiência na indústria e mostrar o distinto trabalho que temos feito para apoiar os produtores de aço em todo o mundo na descarbonização de uma indústria que responde por 8% das emissões globais de CO2".

Esta parceria confirma o compromisso da Alacero e da Wood Mackenzie com a sustentabilidade e a importância de enfrentar os desafios do processo de descarbonização. A parceria ajudará a garantir que a indústria do aço na América Latina permaneça competitiva, resiliente e sustentável para as próximas gerações. O aço é parte da solução para um futuro sustentável e com baixo teor de carbono.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Alacero

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.