Aço Verde do Brasil lança certificado de emissões de CO2
Visando atender empresas que buscam a redução dos impactos ambientais e a garantia do consumo responsável de recursos, a Aço Verde do Brasil (AVB), lançou seu Certificado de Emissões Equivalentes de CO2 (CECO2). Emitido para os clientes e parceiros da siderúrgica, o documento atesta o recebimento de um produto de Aço Verde carbono neutro rastreado e certificado, com emprego de fontes renováveis de energia e utilização do biocarbono nos altos-fornos da usina.
O certificado garante ainda que os clientes finais daqueles que compram o aço verde, receberão um produto de com baixa emissão de CO2.
“O Certificado de Emissões de CO2 da Aço Verde do Brasil beneficia toda a cadeia, desde a produção até a venda. Essa iniciativa busca atender um mercado que demanda mais transparência em processos sustentáveis e que reduzam os impactos ambientais”, afirma Sandro Raposo, diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios da AVB.
A empresa possui o melhor indicador brasileiro para emissões de CO2 por tonelada de aço bruto produzido nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021. No último ano atingiu no Inventário anual de gases efeito estufa (GEE) o valor de 0,02 tCO2 e/t aço, enquanto a média global do setor siderúrgico é de 1,84 tCO2 e/t aço. O inventário de GEE da AVB é realizado conforme a metodologia da Worldsteel Association, que segue o Protocolo GHG e a norma ISO 14064, sendo verificado anualmente pela empresa de auditoria externa Société Générale de Surveillance, SGS.
A emissão do Certificado da AVB atesta a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa considerando a produção do aço verde a partir do uso do biocarbono nos altos-fornos da empresa, oriundo das florestas plantadas de eucalipto, emprego de fontes renováveis de energia e não utilização de combustíveis fósseis nos processos. Foi a partir esse modelo de produção que a empresa brasileira conquistou o certificado de primeira usina siderúrgica carbono neutro do mundo.
Aço carbono neutro da AVB é reconhecido por programas de produção sustentável
Neste mês, a AVB também recebeu pelo 2º ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. O Selo Ouro certifica o inventário anual de emissões de CO2 pelo alcance do mais alto nível de qualificação, demonstrando que foram cumpridos todos os critérios de transparência para publicação e verificação da emissão de gases do efeito estufa.
A AVB também foi reconhecida pela principal associação do setor siderúrgico do mundo, a WorldSteel Association, em função da sua participação no relatório anual de emissões de CO2 do programa “Climate Action”, integrando, o seleto grupo de empresas - 15% das indústrias associadas - que possuem a menor intensidade de emissões de CO2 no mundo. Os membros da WordSteel representam cerca de 85% da produção mundial de aço.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Aço Verde do Brasil
Deixe seu comentário