ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Aço produzido pela Usiminas é usado em projetos para geração de energia solar

De forma pioneira no Brasil, a empresa lançou no mercado brasileiro uma linha de aços exclusivos para uso em estruturas que sustentam painéis solares.

O setor de energia solar vem crescendo exponencialmente no Brasil nos últimos anos e, para atender a essa demanda, é necessário oferecer uma estrutura adequada. De forma pioneira no Brasil, a Usiminas lançou no mercado brasileiro uma linha de aços exclusivos para uso em estruturas que sustentam os painéis solares, o Usisolar, em várias opções de tipos de laminados. 

Este produto tem sido utilizado por grandes parceiros em diversos projetos. Um desses parceiros é a Valmont Solar e a gente te conta a seguir um pouco mais sobre esse trabalho em conjunto.

Usiminas e Valmont Solar

A Usiminas, por intermédio da Soluções Usiminas, e a Valmont Solar – com a tecnologia de Trackers Convert – são parceiras desde 2016. Juntas, foram pioneiras no mundo na utilização de aços carbono resistentes à corrosão atmosférica, chamados de patináveis ou weathering steels, nas estruturas de seguidores solares, com características próprias para a aplicação, em especial a alta resistência mecânica, facilidade de conformação e soldagem, proporcionado vida útil adequada a cada tipo de projeto solar.

Dessa parceria originou-se a linha de aços patináveis o USISOLAR – Convert Weathering, que consiste na dupla certificação USISOLAR W / CONVERT W SP, um selo de qualidade certificado por ambas as empresas. “Os aços resistentes à corrosão atmosférica da linha USISOLAR foram desenvolvidos para garantir a durabilidade das estruturas ao longo dos anos no menor custo-benefício do mercado”, destaca Leonardo Turani, especialista em Marketing de Produtos da Usiminas.

A Valmont Solar – com a tecnologia do Tracker Convert – já conduziu inúmeros projetos de energia solar utilizando esta concepção de aço da Usiminas pelo Brasil, totalizando por volta de 2GW, como demonstra o mapa de empreendimentos – até 2022 – de geração distribuída e centralizada em que foram utilizadas estruturas de suporte e tracker com o USISOLAR patinável.

Projetos de geração energia solar Distribuída – Estruturas USISOLAR Weathering steels

“O ponto alto da nossa parceria com a Usiminas foi a utilização dos aços Weathering, na usina de Verde Vale III-BA. Agora, especialmente com a consolidação do selo de certificação de qualidade de aço patinável para o setor solar, denominado Usisolar W / Convert W SP, vemos essa parceria ser ainda mais fortalecida”, destaca Cláudio de Cataldo, diretor Senior de Desenvolvimento de Negócios Globais da Valmont Solar.

“A utilização do aço da Usiminas – USISOLAR Weathering Steel – nos permite produzir os componentes do Tracker sem galvanização, reduzindo o lead time para a entrega de nossos produtos em obra e mitigando flutuações nos custos. Isso gera valor real ao nossos clientes – que em última instância refletirá no desempenho do empreendimento, reduzindo o CAPEX da usina fotovoltaica e conferindo confiabilidade na operação da planta. Ademais, os aços Weathering não demandam utilização de subprodutos tóxicos oriundos da galvanização e reduz as emissões de CO2 no processo, convergindo com os objetivos ESG do grupo Valmont”, afirma Ramon Gomes, diretor Regional da Valmont Solar.

Focada em eficiência energética, a Valmont Solar é uma empresa que tem em seu portfólio diversos produtos e soluções capazes de viabilizar aos seus clientes um incremento efetivo na geração de energia dos módulos fotovoltáicos com a utilização da tecnologia Tracker Convert, com robustas garantias e sólido track records dos equipamentos. Sua principal solução ofertada é o fornecimento dos seguidores solares – Trackers para Geração Distribuída e Geração Centralizada.

“Mais que uma relação de fornecedor e cliente, temos com a Valmont Solar uma estreita parceria, que busca o aprimoramento constante e o desenvolvimento das melhores soluções para atender o mercado solar. A cada entrega e a cada feedback conseguimos, juntos, contribuir com o aumento da eficiência energética para os clientes finais”, finaliza Humberto Belei, especialista de Planejamento Comercial da Soluções Usiminas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Usiminas

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.