ABM Week 2024 reforça sucesso das Rodadas de Negócios com oportunidades para empresas do setor
Fonte: assessoria ABM
Pelo quinto ano consecutivo, a ABM Week, maior evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração, promoveu com sucesso as Rodadas de Negócios, um dos destaques da programação. As Rodadas foram especialmente formatadas para ampliar a efetividade dos encontros entre empresas-âncoras (compradoras) e empresas convidadas (fornecedoras), consolidando-se como uma plataforma estratégica para o desenvolvimento de novos negócios e parcerias.
As empresas-âncoras participantes deste ano incluíram algumas das maiores companhias do setor no Brasil, como Aço Verde Brasil, Novelis e Vale-Tecnored. As empresas participantes foram selecionadas entre aquelas que integraram a 8ª ABM Week como expositoras e patrocinadoras, garantindo que todas as partes envolvidas tivessem interesses alinhados e objetivos complementares.
As Rodadas de Negócios foram especialmente formatadas para ampliar a efetividade dos encontros entre empresas-âncoras (compradoras) e empresas convidadas (fornecedoras)
Durante quatro rodadas, cada empresa convidada teve a chance de se reunir, de forma alternada, com uma empresa-âncora por um período de 10 minutos, em um ambiente exclusivo, que facilitou o diálogo direto entre profissionais qualificados. Essas interações resultaram em oportunidades comerciais importantes, promovendo contatos e abrindo caminho para futuras colaborações. "Estou há 15 anos no mercado e participei de todas as edições da ABM Week até o momento. Felizmente, o evento cresceu bastante e está esse mar aberto que a gente pode observar. Até por isso, as Rodadas de Negócios mais privativas complementam muito bem a experiência do evento", pontuou Marcus Novaes Motta, Gerente Técnico da Tecnosulfur.
Para Simone Gonçalves Cardoso, Gerente de Suprimentos da Vale - Tecnored, que foi uma das empresas-âncoras, a dinâmica funcionou bem. "Acredito que esse formato de encontro é extremamente eficaz, pois oferece uma plataforma valiosa para que potenciais fornecedores compartilhem suas experiências, inovações e soluções que podem ser altamente aproveitadas por empresas âncoras como a nossa. Além disso, apesar do tempo de apresentação ser conciso, é mais do que suficiente para estabelecer conexões iniciais, trocar informações relevantes e identificar oportunidades estratégicas", afirmou.
A presença das empresas com estandes também agradou aos representantes das empresas-âncoras. "Já participei de algumas rodadas ao longo da minha carreira, mas essa foi diferente, primeiro pela qualidade e segundo por ter a exposição dos estandes, então você pode ver, discutir e prospectar. Isso é o que mais me chamou a atenção", disse Juliana Vieira, Coordenadora de Suprimentos da Novelis.
As Rodadas de Negócios são uma plataforma estratégica para novos negócios e parcerias
A possibilidade de aproximação, novas conexões e descoberta de oportunidades, foram outros fatores considerados vantajosos. "O evento é extremamente estratégico para o que estamos buscando, que é estreitar o relacionamento com os nossos clientes, além de ter a oportunidade de conhecer alguns fornecedores que até então a gente não conhecia", apontou Alexandre Martins, que participa pelo segundo ano da ABM Week, âncora-representante da Aço Verde Brasil. "Algo que nem buscava, mas também encontrei oportunidades, foi na área de resíduos, que é uma área muito específica, voltada para o meio ambiente, e que está ligada à sustentabilidade. Descobri duas boas oportunidades de fornecedores dessa área, totalmente conectada ao propósito da empresa, e saímos daqui com reuniões agendadas para o futuro", revelou a Coordenadora da Novelis.
As empresas-âncoras participantes deste ano incluíram algumas das maiores companhias do setor no Brasil
Também foi destacada a oportunidade de alinhamento entre fornecedores e clientes durante as rodadas. "É um momento para termos feedback do cliente, do que tem sido feito até então, e fazer um alinhamento de expectativas. Para entender qual caminho o cliente vai seguir pra gente poder definir nossas estratégias para caminhar junto", disse Glayson Daré, Gestor de Vendas de Automação para o Setor de Siderurgia da da ABB. Paulo Longo, CEO da Yellow Solutions, concorda. "É uma possibilidade de entendimento, tanto do que podemos ofertar de inovação para o mercado, quanto das necessidades que os clientes têm. Muitas vezes, a gente não consegue chegar exatamente ao ponto de qual é a principal necessidade da empresa, então é importante que eles digam, para que possamos buscar as soluções”, disse.
A Kofre, que participa pela segunda vez das Rodadas de Negócio, também acredita que uma das principais vantagens é entender melhor o cliente. "Tivemos a oportunidades de explicar nosso portfólio e nossas cases, mas principalmente ouvir as necessidades dos clientes e ver como nossas soluções podem ser aderentes àquela operação", comentou Camila Ferreira, Executiva de Negócios da empresa.
Rodadas de Negócio: espaço essencial para networking, identificação de novos parceiros e prospecção de negócios
Além disso, as conversas foram fontes de insights valiosos para os participantes também por meio do contato com concorrentes. "O concorrente nos traz muito e nutre o nosso negócio, porque nos ajuda a entender como ele está abordando o cliente e propondo as soluções, o que nos permite aprimorarmos nossos processos", comentou Tiago Bittencourt, Gerente de Descarbonização e Inovação da Tecnosulfur.
As Rodadas de Negócios da 8ª edição da ABM Week confirmam o papel estratégico do evento na promoção de um ambiente de inovação e crescimento para o setor, alinhado diretamente a uma das características fundamentais do evento: ser espaço essencial para networking, identificação de novos parceiros e prospecção de negócios.
Sobre a 8ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a conferência reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.
Serviço | 8ª ABM Week
Data: 3, 4 e 5 de setembro de 2024
Local: Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao
Deixe seu comentário