ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM Week 2024: Palestra “Ser Jovem aos 80 Anos” destaca a importância da senioridade dentro e fora do mercado

Evento celebrou os 80 anos da Associação com discussões sobre envelhecimento consciente, economia prateada e o valor da experiência profissional

Fonte: assessoria ABM

Ao final do primeiro dia da 8ª edição da ABM Week, em reconhecimento aos 80 anos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a palestra intitulada “Ser Jovem aos 80 Anos” trouxe à tona a questão do envelhecimento e o papel da experiência na vida pessoal e no mercado de trabalho. O evento ocorreu no Auditorium ArcelorMittal, das 16h30 às 17h45, e foi conduzido por Lúcia Helena Galvão, renomada professora de filosofia com mais de três décadas de experiência na organização Nova Acrópole do Brasil. 

Autora de oito livros e com mais de 1,2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, a profissional destacou a importância de valorizar os valores, o discernimento e a maturidade do conhecimento humano, especialmente na terceira idade. Durante a apresentação, abordou a necessidade de ir além do estigma de vulnerabilidade e falta de controle sobre si próprio, típico de uma abordagem etarista.

"O objetivo da palestra é tirar o foco materialista que temos na juventude, porque tem mais força física, e percebemos que o que precisamos nesse momento é de inteligência, de conhecimento, de profundidade; isso é o que falta no mundo atual", afirmou Lúcia Helena durante o evento.

A palestra foi baseada no livro "Saber Envelhecer", de Cícero, uma das mais importantes personalidades da literatura latina e cultura ocidental. Outra ideia defendida na obra é de que, embora a vida física decline com a idade, a vida metafísica – centrada no autoconhecimento e na sabedoria – tende a ascender. Lúcia também apresentou o conceito de “economia prateada”, sublinhando a questão de integrar profissionais mais velhos em posições de trabalho, afirmando que a experiência prática e emocional é um recurso valioso dentro e fora do setor industrial.

Durante a metade final, a professora destacou que ser “ranzinza” é um hábito que se perpetua durante toda a vida, apenas reforçado na terceira idade, e que a plenitude de felicidade e a satisfação não estão vinculadas a certo momento temporal, mas sim ao caráter e à perspectiva de cada indivíduo. Em seu encerramento, defendeu que a vida ativa, seja em negócios privados ou públicos, é altamente desejável para este público e, muitas vezes, subvalorizado.

Serviço | Palestra “Ser Jovem aos 80 anos” - 8ª ABM Week

Data: 3 de setembro de 2024
Horário: 16:30 - 17:30
Local: Auditorium ArcelorMittal, Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.