ABM Week 2024: Mesa-redonda apresenta panorama dos caminhos e soluções de IA na indústria
Fonte: assessoria ABM
Fomentando a discussão em torno do potencial em Inteligência Artificial, a 8ª edição da ABM Week apresentou ao público a mesa-redonda “Perspectivas e desafios de implementações de IA Generativa na Indústria”. O evento foi organizado pela Comissão Técnica Automação e TI, e realizado no Auditorium Vale-Descarbonização, no dia 4 de setembro, entre 14h e 15h40. A coordenação ficou a cargo de Renato Cesar Braga, Coordenador de Engenharia Elétrica e Automação da Vallourec South América, e Leandro Rodrigues Ramos, Especialista de Automação e Controle de Processo da ArcelorMittal, enquanto a moderação do debate foi feita por Douglas Vieira, Diretor Executivo da Enacom.
Francisco de Almeida, Data & IA senior manager da EloGroup
A roda de insights foi iniciada por Francisco de Almeida, Data & IA Senior Manager da EloGroup, revelando uma pesquisa que escancara o potencial revolucionário que a Inteligência Artificial carrega. De acordo com a apresentação, o valor anual total gerado pela IA, incluindo a GenAI, em todas as indústrias, está na faixa entre 9,5 e 26 trilhões de dólares. Após expor dados numéricos, apresentou ferramentas de mensuração da qualidade de chatbots frequentemente utilizados dentro e fora do trabalho, como o ChatGPT, Gemini e Grok.
O segundo palestrante foi Rodrigo Sarkis, Estrategista Técnico de Contas Globais da Microsoft, em sua apresentação destacou o crescimento meteórico do ChatGPT, chatbot mais utilizado em todo o mundo, batendo a marca de 100 milhões de usuários mais rápido do que redes sociais como Instagram, Tiktok e Whatsapp e, recentemente, ultrapassou os 200 milhões de usuários por semana. Entretanto, apesar da popularidade da ferramenta, o profissional alertou a necessidade de utilização da inteligência humana e parcimônia no momento de desenvolver interações com aplicações generativas.
Mais adiante, Rodrigo explicou brevemente como a IA poderia ser utilizada na hiper personalização, aplicada a estratégias de marketing e vendas, produção de conteúdo para novos produtos e serviços, atendimento e avaliação de serviços de call center, modelos de copiloto para funcionários, entre outros.
Mesa-redonda “Perspectivas e desafios de implementações de IA Generativa na Indústria” foi organizada pela Comissão Técnica Automação e TI
Na sequência, Rafael Guimarães, gerente Geral de Portfólio Digital da Gerdau, expôs a jornada de análise de dados feita pela Gerdau desde 2018, ano marcado pela primeira versão do data lake da empresa e início de utilização de modelos de IA. Apresentou ainda ao público da mesa-redonda dois projetos, sendo o primeiro o Data4ALL, plataforma aberta ao público geral que conta com mais de 30 cursos, incluindo a temática de IA, e 340 aulas. Ao todo, mais de 7 mil pessoas já se registraram na ferramenta. O segundo projeto, de cunho interno, oferece um assistente de chat, via Copilot, com intuito de otimizar tarefas diárias e oferta de bootcamps de IA integrados entre os setores da companhia.
Guimarães finalizou seu tempo de fala para aprofundar os desafios que a aplicação de IA possui dentro do contexto da metalurgia. Visto que, no contexto industrial, se faz necessário consultar informações além das que estão ofertadas de modo público. A obtenção de dados factuais contextualizados e precisos é imprescindível, ao passo que, na grande maioria dos casos, este conteúdo é privado e altamente sensível.
João Zaiden, Head de Ativos Inteligentes no grupo de Operações Inteligentes da Deloitte
Por último, João Zaiden, Head de Ativos Inteligentes no grupo de Operações Inteligentes da Deloitte, comentou a questão ética por trás de um monopólio extremamente valioso de informações nas mãos de poucas empresas e grupos. Em questão de uso industrial, Rubião mencionou que uma solução viável ocorre no desenvolvimento de respostas e soluções estritamente ligadas aos temas de interesse. Ou seja, se algum colaborador questionar sobre questões de cunho fora do escopo de trabalho, a máquina simplesmente aponta o desconhecimento da pauta, evitando alucinações por parte da máquina e situações constrangedoras.
Sobre a 8ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a conferência reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.
Serviço | Mesa-redonda: Perspectivas e desafios de implementações de IA generativa na indústria
Data: 4 de setembro de 2024
Horário: 14:00 - 15:40
Local: Auditorium Vale-Descarbonização, Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Deixe seu comentário