ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM Week 2024: confira os debates sobre sustentabilidade no centro do maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração

Entre 3 e 5 de setembro, em São Paulo, mesas-redondas e painéis abordarão desde práticas de economia circular até avanços tecnológicos para a redução de emissões de carbono no setor mínero-metalúrgico

Fonte: Assessoria ABM

Em um cenário global onde a sustentabilidade se tornou uma prioridade, a 8ª edição da ABM Week, organizada pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), traz em sua programação painéis e mesas-redondas que abordarão desde práticas de economia circular até avanços tecnológicos para a redução de emissões de carbono no setor mínero- metalúrgico. O evento será sediado entre os dias 3 e 5 de setembro de 2024, no Pro Magno, em São Paulo.

Entre os destaques da programação, estão debates sobre a reutilização de materiais e a redução de resíduos, apresentações de inovações para minimizar o impacto ambiental, estratégias para integrar práticas sustentáveis nas operações diárias das empresas e o uso da inteligência artificial nos processos.

Sustentabilidade

Alinhado com a celebração dos 80 anos da ABM, o Fórum de Líderes da ABM Week 2024 se propõe a debater o tema: “Estratégias de renovação e sustentabilidade para a longevidade das empresas”. Conduzido pela Coordenadora do Fórum de Líderes da ABM Week, Vânia Lucia de Lima Andrade, o fórum terá a participação dos líderes de algumas das mais importantes empresas do segmento de siderurgia e mineração que debaterão os desafios do mundo corporativo na busca pela longevidade das organizações e discorrerão sobre quais estratégias suas empresas estão utilizando para promover a renovação e a sustentabilidade e, assim, garantir a sua longevidade.

O palco do Fórum será composto pelos executivos: Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, CEO da ArcelorMittal Flat Carbon e Vice-Presidente da ArcelorMittal Brasil; Marcelo Chara, CEO da Usiminas; e Ricardo Lima, CEO da CBMM. A moderação será realizada pelo consultor Albano Chagas Vieira, membro do Conselho de Administração da ABM.

Além do Fórum, a mesa-redonda “IA aplicada ao desenvolvimento de produtos e sustentabilidade nos processos de conformação”, organizada pela comissão técnica de Conformação e Produtos Metálicos, debaterá a temática da sustentabilidade através de uma exploração sobre “a otimização de processos, melhoria da eficiência produtiva, realização de análises preditivas/prescritivas e personalização da experiência do cliente, transformando profundamente a maneira como os negócios operam”, afirma José Herbert Dolabela da Silveira, consultor e coordenador da comissão técnica.

A mesa-redonda contará com a participação de Giselle Miranda Bento, Pesquisadora da Usiminas, e Lis Nunes Soares, Diretora de Eficiência Energética na VETTA. A coordenação será dos consultores José Herbert e Júlio César Enge Raele, da Raele Consultoria, enquanto a moderação e a contextualização serão feitas por Jetson Lemos Ferreira, da ArcelorMittal, e pelo professor Dr. Geraldo Lúcio de Faria, da UFOP.

O painel “Alumínio e inovação: promovendo eficiência econômica e sustentabilidade ambiental” também tratará de temáticas relacionadas à sustentabilidade e será organizado pelo Comitê de Tecnologia e Inovação da ABAL, tendo como objetivo apresentar o posicionamento estratégico e o comprometimento da indústria brasileira do alumínio no desenvolvimento da inovação de processos e produtos, de forma economicamente viável e ambientalmente sustentável, pautada na versatilidade de propriedade e aplicações deste metal que está presente em todos os principais segmentos de mercado.

Sob coordenação de Denise Veiga, Gerente Técnica da ABAL, o painel terá três palestrantes: Roberto Layber, Diretor de Manutenção e Produção na AMG Brasil, irá discorrer sobre a versatilidade do alumínio e solução para as mais diversas aplicações, correlacionando propriedades e características do alumínio a exemplos de aplicação nos principais mercados consumidores. Oliver Toribio, Engenheiro Especialista P&D na Novelis do Brasil, e Heber Pires Otomar, Especialista Técnico na CBA, irão falar sobre inovação aplicada a processos na indústria do alumínio, trazendo cases de como a indústria responde a problemas complexos de forma eficiente e apresentando projetos inovadores relacionados aos produtos de alumínio. A moderação ficará por conta de Eloana Patrícia Ribeiro de Oliveira, Analista de Projetos da ABAL.

Descarbonização

Embora as emissões do setor mínero-metalúrgico corresponda a apenas 3,4% do total da emissão de gases com efeito estufa no Brasil, segundo estudo feito pela Accenture, empresas de mineração e siderurgia trabalham para reduzir esse número, buscando ocupar espaços de debate, inovação e parcerias como forma de se alinhar à expectativa da sociedade em contribuir para os processos de descarbonização em diferentes escalas. Atenta a esse cenário, a ABM traz para seu principal evento anual, a ABM Week, uma plenária, um painel e uma mesa redonda sobre o tema que envolve a descarbonização na indústria siderúrgica.

A temática da descarbonização será pauta da plenária “Tecnologias disruptivas em busca da descarbonização”, patrocinada pela Gerdau e com a coordenação de Aristidis Betzios, Key Account Manager da Danieli, e de Helênio Silva, Consultor de Departamento de Vendas da SMS Group | Paul Wurth. Os palestrantes do evento serão Rolando Paolone, CTO da Danieli; Norbert Petermaier, Vice-presidente Executivo e Head de Vendas Globais da Primetals; Itamar Resende, CEO da Boston Metal Brasil; e Paul Tockert, Vice-presidente Executivo do SMS Group | Paul Wurth. A moderação será feita por Erick Bispo Torres, CEO da ArcelorMittal Pecém.

Durante a plenária, os executivos abordarão como as tecnologias podem avançar em cada passo do processo produtivo, o que explora um potencial competitivo e atrativo frente, também, ao mercado global e a novos investidores. Além disso, a plenária também dará espaço para os programas e projetos das grandes empresas participantes a favor do carbono neutro, em consonância com importantes acordos globais, como o Acordo de Paris, adotado em 2015.

Além da plenária, o painel “Viabilidade do hidrogênio para a descarbonização da cadeia de ironmaking no Brasil”  será realizado no dia 05 de setembro e contará com a participação de executivos, profissionais, estudantes e pesquisadores interessados em conhecer e debater soluções para reduzir a pegada de carbono na Indústria de Base do país. Organizado pelas Comissões Técnicas de Mineração, Redução e Aglomeração da ABM, o painel terá quatro palestrantes: Maria Emilia Peres, Líder das Ofertas Integradas para Clima, Sustentabilidade & Equidade da Deloitte Brasil; Mário Feltrin, Membro do Global Engineering&Equipment network for Application Equipment da Air Liquide Brazil; o professor Dr. Pasquale Cavaliere, do departamento de Engenharia de Inovação da Universidade de Salento, na Itália; e Thiago Campos, Head of Green Steel da Paul Wurth / SMS Group.

A coordenação ficará a cargo dos consultores Vânia Lúcia de Lima Andrade, Helênio Silva, da Paul Wurth / SMS Group, e José Murilo Mourão, que exercerá também o papel de moderador.

A descarbonização será tema ainda da mesa-redonda “O uso dos biocombustíveis na descarbonização da siderurgia brasileira” realizada no dia 05 de setembro, no período da tarde, e será um espaço onde as siderúrgicas irão compartilhar e discutir suas respectivas estratégias, oportunidades, cases já implementados e dificuldades regulatórias relacionadas à utilização dos biocombustíveis (biomassa, Biometano/biogás e óleo vegetal) para redução das emissões da siderurgia brasileiras.

Organizada pela comissão técnica de Energia e Utilidades, a mesa-redonda terá como palestrantes Roberto Luis Prosdocimi Maia, Diretor Corporativo de Sustentabilidade da Usiminas; Marcos Prudente, Gerente de Energia e Gás Natural da Gerdau; André Frias, Especialista de Planejamento de Energia & Utilidades da Ternium; Marcos Meyer Machado, Gerente de Descarbonização da ArcelorMittal Brasil; e André Dezanet, Gerente Geral da Vallourec Florestal. A coordenação será do consultor Carlos Sadao Shiratsu e do Gerente Técnico de Energia da Gerdau, Eder Quental, enquanto a moderação fica a cargo do professor Paulo Assis, da UFOP.

Economia circular

Alternativa mais sustentável ao atual modelo linear de produção, a Economia Circular será pauta da mesa-redonda “As novas demandas resultantes da transição circular na indústria”, que tem como objetivo proporcionar uma visão dos últimos desenvolvimentos e implementação da Economia Circular relacionados ao ciclo de vida de processos e produtos, além de inovações tecnológicas em reciclagem de ligas e metais críticos e estratégicos. Organizada pela comissão técnica de Economia Circular e Sustentabilidade, a coordenação e moderação é do professor Carlos Alberto Mendes Moraes, da UNISINOS.

Os temas das palestras serão a transição circular na indústria: fabricação de máquinas, design e ciclo de vida, proferida por Márcio Artiaga, da Onearth Carbon; novas ligas, materiais estratégicos e mineração urbana: demanda x impacto, tema abordado por Lúcia Helena da Silva Maciel Xavier, Pesquisadora do CETEM; óxidos de nióbio, um composto transformador para o desenvolvimento de materiais avançados para baterias de íons de lítio, assunto da fala de Rogério Marques Ribas, Gerente Executivo de Produtos para Baterias da CBMM; e o cenário da economia circular e transição energética na mineração brasileira, temática articulada por Júlio Nery, Diretor de Sustentabilidade do IBRAM.

Seguindo a mesma linha temática, a mesa-redonda “Economia circular na aciaria”, organizada pela comissão técnica Fusão, Refino e Solidificação, tem como objetivo discorrer sobre os principais aspectos da Economia Circular aplicada nas aciarias, seus insumos e matérias-primas, e homenageará o professor Antônio Cézar Faria Vilela, da UFRGS. Coordenada por José Roberto Bolota, Diretor da Lean Manufacturing, e moderada por Mauricio Ferreira de Pinho, Diretor Geral da Infinity Solutions, a mesa terá como palestrantes Alex Maia Nascimento, Gerente de Infraestrutura da Arcelormittal; Naiara Comenale Lopes, Gerente de Meio Ambiente Brasil da Gerdau; Manoel Robério Ferreira, Diretor Técnico da Sudamin; e Vasco Esteves, Diretor de M&T da Vesuvius.

Para se inscrever, acesse: https://www.abmbrasil.com.br/por/inscricoes/evento/abm-week-8-edicao

8ª edição da ABM Week

Maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, a ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Weir e ZwickRoell.

Serviço

Mesa-redonda “As novas demandas resultantes da transição circular na indústria”
Data: 03 de setembro de 2024
Horário: 11h05 - 12h45
Local: Auditorium Vale-Transição Energética

Fórum de líderes “Estratégias de renovação e sustentabilidade para a longevidade das empresas”
Data: 03 de setembro de 2024 
Horário: 17h30 - 19h30
Local: Auditorium ArcelorMittal

Painel “Alumínio e inovação: promovendo eficiência econômica e sustentabilidade ambiental”
Data: 04 de setembro de 2024 
Horário: 08h35 - 10h15
Local: Auditorium ArcelorMittal

Mesa-redonda “IA aplicada ao desenvolvimento de produtos e sustentabilidade nos processos de conformação”
Data: 04 de setembro de 2024
Horário: 11h05 - 12h45
Local:  Auditorium ArcelorMittal

Mesa-redonda “Economia circular na aciaria”
Data: 04 de setembro de 2024
Horário: 14h00 - 15h40
Local: Auditorium ArcelorMittal

Plenária Mineração e Metalurgia “Tecnologias disruptivas em busca da descarbonização”
Data: 04 de setembro de 2024
Horário: 17h15 - 19h30
Local: Auditorium ArcelorMittal

Painel “Viabilidade do hidrogênio para a descarbonização da cadeia de ironmaking no Brasil”
Data: 05 de setembro de 2024 
Horário: 08h35 - 12h45
Local: Auditorium ArcelorMittal

Mesa-redonda “O uso dos biocombustíveis na descarbonização da siderurgia brasileira”
Data: 05 de setembro de 2024 
Horário: 14h - 15h40
Local: Auditorium Vale-Descarbonização

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.