ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM Week 2023: Sessão especial da JMR&T tem participação do acadêmico britânico Terence Langdon

Sessão mostrou a evolução da revista JMR&T, com palestra especial do renomado professor.

Em sua 7ª edição, a ABM Week, considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nos setores de mineração, metalurgia e materiais, teve em sua programação uma Sessão Especial dedicada a Journal of Materials Research and Technology (JMR&T), revista científica criada pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). A sessão foi realizada, com tradução simultânea, no Auditorium Usiminas, no primeiro dia da ABM Week, em 01 de agosto, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo.

Conduzida por Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM; André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, coordenador técnico do evento e Marc Andre Meyers, editor-chefe da JMR&T, a sessão contou com palestras dos acadêmicos Sérgio Neves Monteiro e Terence G. Langdon. “Esse é um evento de alta significância para a associação e eu gostaria de agradecer quem acreditou, junto com a gente, na criação da revista JMR&T”, disse Leal, que, em 2011, junto ao então presidente da ABM, Nelson Guedes, teve a ideia de criar uma revista internacional com a plataforma da Elsevier, uma das maiores editoras científicas do mundo. 

Uma trajetória de sucesso

Editor-executivo da JMR&T e professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), Sérgio Neves Monteiro falou sobre a evolução da revista até o momento na palestra intitulada “ABM e JMR&T: raízes brasileiras e alcance global”, durante a qual traçou um histórico desde a criação do periódico, em 2012, até chegar à posição de top 10 mundial na categoria Engenharia Metalúrgica e Metalurgia, com a importante contribuição de acadêmicos brasileiros, que compõem 40% do corpo editorial da publicação científica. 

“No primeiro ano da publicação, recebemos menos de 100 submissões. Dez anos depois, em 2022, tivemos mais de 6 mil artigos submetidos, sendo a maioria da China, com uma projeção de cerca de 12 mil artigos enviados até o final deste ano. Não conheço nenhuma revista internacional que duplique esses números de um ano para outro e isso é uma demonstração do grande sucesso que a JMR&T tem. Todos nós devemos ficar orgulhosos do padrão que essa revista criada aqui assumiu no âmbito internacional”, ressaltou Neves.

“Quando a JMR&T começou, não estava claro se faria sucesso, porque era sediada no Brasil e ninguém sabia quantos papers seriam submetidos. Hoje podemos ver que a JMR&T é uma das maiores revistas científicas do mundo e eu gostaria de parabenizar todas as pessoas envolvidas com a revista por tudo o que elas fizeram e fazem”, celebrou o acadêmico Terence Langdon, professor emérito da Universidade do Sul da Califórnia e professor de Ciências dos Materiais, na Universidade de Southampton, que colabora com a publicação desde o início. 

Na primeira edição da revista, Langdon fez parte do conselho consultivo e, ao longo dos 12 anos de existência da JMR&T, teve 27 artigos publicados. Na sessão especial da revista, apresentou a palestra “A importância do tamanho do grão no processamento de materiais estruturais avançados”, cujo conteúdo será detalhado em artigo a ser publicado.

JMR&T: revista científica de maior fator de impacto no Brasil, e top 10 mundial

O periódico internacional da ABM é publicado pela editora Elsevier. Lançado trimestralmente, foca em estudos teóricos e experimentais relacionados ao processamento, propriedades e desempenho de materiais, sobretudo no campo das engenharias.

Pesquisadores de 12 países estão envolvidos na curadoria da produção científica global e o conselho editorial é composto por 41% de brasileiros. No último quadriênio (2017-2022), o JMR&T teve seu Fator de Impacto (FI) classificado como A1, o mais alto nível na CAPES, atestando a sua qualidade como veículo de divulgação científica.
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.