ABM Week 2023: cerimônia de abertura é palco de homenagens, premiações e surpresas
A cerimônia de abertura da 7ª edição da ABM Week foi realizada nesta terça-feira, 01 de agosto, no auditorium Usiminas, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo. Considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, o evento com tradução simultânea teve início, oficialmente, às 14 horas e terminou pouco antes das 16 horas.
As boas-vindas foram proferidas pelo presidente executivo da ABM Horacidio Leal Barbosa e foi seguida por pronunciamento do representante da empresa anfitriã da 7ª ABM Week Sérgio Leite de Andrade, vice-presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas, contemplado na ocasião com o Prêmio APDIC Industrial Award (Alloy Phase Diagram International Commission).
“A ABM Week é um exemplo da nossa contribuição para o desenvolvimento técnico-científico e aumento de competitividade nas áreas metalurgia, materiais e mineração no Brasil. Temos certeza da contribuição da ABM em 79 anos de existência para a melhoria de processos, produtos, segurança do trabalho e networking”, disse o presidente executivo da ABM Horacidio Leal Barbosa para um auditório lotado na edição que bateu recorde de público: 2.400 participantes.
O executivo aproveitou a ocasião para anunciar uma novidade. “Em reconhecimento ao inestimável apoio e incentivo dados pela ABM ao longo de todos esses anos, aos estudos e pesquisas sobre o tema, a Gavea Tech resolveu, como retribuição à ABM, pela defesa permanente da tecnologia nacional de alta redução, ceder 5% dos benefícios auferidos pela exploração comercial de sua patente 4G, que está se iniciando agora”, revelou Leal sobre a contribuição da Gavea Tech, nascida em 2019 como startup incubada do Instituto Gênesis, vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Representante da anfitriã da Usiminas, o vice-presidente de Assuntos Estratégicos e membro do conselho de administração da empresa, Sérgio Leite de Andrade discursou sobre as inovações na empresa e as perspectivas para o futuro. “Junto com a ABM, assumimos o compromisso com o conhecimento e com o desenvolvimento tecnológico. Afirmamos também o nosso compromisso com o futuro do planeta, com as mudanças climáticas, com a descarbonização e já estamos trabalhando nesse importante desafio para a toda a humanidade, que é buscarmos atingir, até 2050, a neutralidade em carbono. Com muito orgulho somos a empresa anfitriã da 7ª edição da ABM Week”, disse.
Premiações e homenagens
As principais empresas do setor de mineração e materiais premiaram os melhores trabalhos técnicos-científicos apresentados no ano passado em diversas categorias, reconhecendo assim os autores da 6ª edição da ABM Week.
A Aço Verde do Brasil, primeira usina siderúrgica de aço verde do mundo, conferiu o prêmio de Sustentabilidade. Antonio Mourão Guimarães, Prêmio de Refratários 2023. Aperam South America, Prêmio Aços inoxidáveis. ArcelorMittal, Prêmio Qualidade e produtividade. CBMM, Prêmio Aços com nióbio. Gerdau, Prêmio Aço digital. Luiz Dumont Villares, Prêmio Aços especiais. USIMINAS, Prêmio Inovação.
Na categoria de eventos, premiaram as empresas ou entidades ABM, ArcelorMittal, DME, Henri Meyers, Jean-Pierre Meyers, Marc André Meyers, Samarco, Tecer, Ternium Brasil, Vale, Waelzholz Brasmetal, White Martins e Zwickroell.
O Journal of Materials Research and Technology aproveitou a ocasião para premiar acadêmicos responsáveis por pesquisas de alta qualidade publicadas na revista. Pelo segundo ano, o JMRT Senior Career Award reconhece um líder global e foi concedido ao acadêmico Terence G. Langdon, professor emérito da Universidade do Sul da Califórnia e professor de Ciências de Materiais na Universidade de Southampton, por suas notáveis contribuições. “É um grande prazer estar aqui e participar da ABM Week é uma oportunidade para vir até o Brasil, que é o meu país favorito”, disse o professor, ovacionado e aplaudido em pé pelo auditório lotado.
Concedida trienalmente, a Medalha Vicente Falconi Mérito em Gestão 2022 foi para as mãos do consultor Francisco Coutinho Dornelas, diretor da Regional ABM do Espírito Santo. Já a Medalha de Mérito ABM Pessoa Física 2022 foi para André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, diretor técnico do Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear (IBQN), professor colaborador da Universidade Federal Fluminense (UFF) e editor-chefe da revista TMM.
Neste ano foram 21 prêmios, porém em 2024 serão 22, com a inclusão do Karheinz Pohlmann Award, em homenagem ao empresário que foi um dos mais notáveis defensores do ensino técnico no país.
Reconhecimento aos Voluntários ABM
O evento também reconheceu o trabalho desempenhado pelos voluntários da ABM, com exibição de vídeo. “São mais de 300 voluntários que trabalham e colaboram com a ABM e são pilares fundamentais para o avanço de nossas iniciativas e para o nosso crescimento”, celebrou Valdomiro Roman da Silva, diretor de operações da ABM.
Deixe seu comentário