ABM recebe homenagem em cerimônia de celebração dos 100 anos do INT
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) realizou, na tarde desta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, a comemoração oficial do seu centenário. O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, além de outras autoridades, pesquisadores e parceiros do Instituto.
A solenidade coincidiu também com o último dia da Rio Innovation Week, evento que aconteceu na mesma região na qual o INT e outras unidades vinculadas ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) participam, espaço denominado “Vila da Ciência”.
Homenagem à ABM
Durante a cerimônia de celebração, foram homenageadas com a Medalha do Centenário as instituições parceiras, em reconhecimento aos significativos serviços prestados visando o desenvolvimento tecnológico do Brasil. A ABM foi uma das instituições que recebeu a honraria. Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM, recebeu a Medalha das mãos de Iêda Maria Vieira Caminha, diretora do INT e da Regional ABM Rio de Janeiro.
Centenário
Os 100 anos do INT são festejados como uma nova etapa da ciência brasileira, que surgiu com a sistematização da pesquisa tecnológica no País, empreendida pelo engenheiro Ernesto Lopes da Fonseca Costa, fundador do Instituto e seu diretor nos 30 primeiros anos. Ainda nesse período inicial o INT inaugura no Brasil pesquisas de novos processos industriais para aproveitamento das matérias-primas nacionais, biocombustíveis e testes com o primeiro carro movido a álcool.
Os exemplos desta contribuição se repetem ao longo das décadas, incluindo as análises químicas que comprovaram a existência do petróleo brasileiro, o suporte tecnológico ao Proálcool e a consolidação de áreas como metrologia, inteligência competitiva e impressão 3D.
Hoje, atuando nas mesmas grandes áreas de engenharias, materiais e química, o INT agrega novas competências e técnicas, como manufatura aditiva, tecnologias digitais e inteligência artificial, e segue firme na missão de promover inovação.
O INT é também a única unidade de pesquisa do MCTI que atua como unidade Embrapii, apoiando empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores de tecnologia química industrial.
Fonte: Assessoria de Imprensa do INT
Deixe seu comentário