ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM recebe homenagem em cerimônia de celebração dos 100 anos do INT

Instituto Nacional de Tecnologia homenageia instituições parceiras em reconhecimento aos significativos serviços prestados ao desenvolvimento tecnológico do Brasil.

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) realizou, na tarde desta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, a comemoração oficial do seu centenário. O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, além de outras autoridades, pesquisadores e parceiros do Instituto.

A solenidade coincidiu também com o último dia da Rio Innovation Week, evento que aconteceu na mesma região na qual o INT e outras unidades vinculadas ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) participam, espaço denominado “Vila da Ciência”.

Homenagem à ABM

Durante a cerimônia de celebração, foram homenageadas com a Medalha do Centenário as instituições parceiras, em reconhecimento aos significativos serviços prestados visando o desenvolvimento tecnológico do Brasil. A ABM foi uma das instituições que recebeu a honraria. Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM, recebeu a Medalha das mãos de Iêda Maria Vieira Caminha, diretora do INT e da Regional ABM Rio de Janeiro.

Centenário

Os 100 anos do INT são festejados como uma nova etapa da ciência brasileira, que surgiu com a sistematização da pesquisa tecnológica no País, empreendida pelo engenheiro Ernesto Lopes da Fonseca Costa, fundador do Instituto e seu diretor nos 30 primeiros anos. Ainda nesse período inicial o INT inaugura no Brasil pesquisas de novos processos industriais para aproveitamento das matérias-primas nacionais, biocombustíveis e testes com o primeiro carro movido a álcool.

Os exemplos desta contribuição se repetem ao longo das décadas, incluindo as análises químicas que comprovaram a existência do petróleo brasileiro, o suporte tecnológico ao Proálcool e a consolidação de áreas como metrologia, inteligência competitiva e impressão 3D.

Hoje, atuando nas mesmas grandes áreas de engenharias, materiais e química, o INT agrega novas competências e técnicas, como manufatura aditiva, tecnologias digitais e inteligência artificial, e segue firme na missão de promover inovação.

O INT é também a única unidade de pesquisa do MCTI que atua como unidade Embrapii, apoiando empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores de tecnologia química industrial.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do INT

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.