ABM finaliza 1ª edição do curso online Refratários para siderurgia
A ABM encerrou na última terça-feira (30/11) a primeira edição do curso online ‘Refratários para siderurgia’. O curso inédito foi dividido em dois módulos - aciaria e redução - e contou com a participação de 103 alunos e 28 professores. Na avaliação do coordenador do curso, Alamar Kasar Duarte, a iniciativa foi muito bem-sucedida.
“Esse curso é a realização de um sonho, pois estávamos trabalhando nesse projeto desde 2019. Conseguimos reunir professores e profissionais com reconhecimento internacional, que transmitiram conhecimento e experiência, contribuindo para o desenvolvimento dessa importante área da siderurgia no país”, comemora Alamar.
Para Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM, o curso ‘Refratários para siderurgia’ foi um grande acerto e um referencial para a realização de outros temas nesse formato, Além disso, representa uma importante contribuição da Associação para a capacitação do corpo técnico e, consequentemente, o crescimento da competitividade da indústria brasileira.
“Nós consideramos este curso como um referencial e um marco importante para a ABM. Tivemos o envolvimento de profissionais de mais de 20 empresas produtoras e consumidoras de refratários, desde a identificação da demanda até a realização do curso, passando pelas etapas de planejamento, concepção e desenvolvimento de conteúdo. O resultado da participação dos mais qualificados especialistas como docentes/palestrantes foi a oferta de um conteúdo riquíssimo, tanto em conceitos e fundamentos, como principalmente na experiência e vivência de cada um, o que é um diferencial dos cursos da Associação”, complementa Valdomiro.
Livio Valério Togni, presidente da Togni S/A Materiais Refratários e um dos participantes do curso, diz que a iniciativa da ABM atendeu uma demanda de décadas da indústria siderúrgica.
“Os profissionais da siderurgia estão sem um curso desses há mais de 20 anos. Digo isto, pois em função da falta de interesse no assunto e poucas oportunidades no mercado, os profissionais de refratários foram aos poucos migrando para outras áreas. No entanto, com o passar do tempo e o crescimento do mercado, estamos sentindo falta de profissionais que tenham conhecimento de refratários”, afirma Livio.
Outro participante que estava em busca de ampliar seus conhecimentos sobre refratários é Jurair Antônio Leite Junior, engenheiro de processos na ArcelorMittal, em Piracicaba (SP). Com 19 anos de atuação no ramo da siderurgia e há dois anos trabalhando como responsável técnico de refratários na aciaria da empresa, ele viu no curso da ABM a oportunidade de adquirir a qualificação profissional que desejava. “O curso foi de grande valia para mim, pois além do conteúdo teórico, trouxe exemplos práticos que podem ser aplicados no dia a dia”, diz Jurair.
A participação no curso de refratários também foi importante para Marcos Vinicius Fonseca Ferreira, estudante de engenharia metalúrgica da UFOP e analista de planejamento na RHI Magnesita. O futuro engenheiro metalurgista destaca a qualidade das aulas e dos docentes.
“Todo o conteúdo foi transmitido com maestria, atenção e profundidade que os temas merecem, pois até então se mostravam tão escassos para a indústria de refratários em termos de conteúdo de qualidade”, afirma.
Cursos 2022
Com o término do curso de Refratários, a área de capacitação da ABM fecha o ano com saldo positivo. Durante todo o ano de 2021, foram realizados 16 cursos online com a participação de 442 pessoas. E vem muito mais em 2022!
Além de uma nova edição de ‘Refratários para siderurgia’, estão previstos outros 10 cursos online no primeiro semestre do ano que vem. Para conferir os temas, ver programação de cursos e fazer sua inscrição, acesse abmbrasil.com.br/cursos.
Deixe seu comentário