ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM celebra 78 anos no mês de outubro

Fundada em 10 de outubro de 1944, Associação teve um papel central para o desenvolvimento das indústrias metalúrgica, siderúrgica , de mineração e de materiais do Brasil.

Uma das instituições técnico-científicas mais longevas do Brasil, a ABM completa 78 anos nesta segunda-feira (10/10). Ao longo de quase oito décadas, a Associação se tornou uma referência na difusão do conhecimento técnico-científico, com uma importante contribuição para o desenvolvimento das indústrias metalúrgica, de mineração e de materiais no país.

"Estamos celebrando 78 anos de existência. Uma marca espetacular! A ABM tem um papel muito importante na difusão de conhecimentos, na integração dos diversos profissionais que atuam em vários ramos da metalurgia, materiais e mineração. Então, para nós é muito gratificante ver a nossa Associação caminhando  para um século de existência”, diz Sergio Leite, presidente do Conselho de Administração da ABM e presidente do Conselho de Administração da Usiminas.

Para assegurar sua perenidade, a Entidade se renovou, acompanhando as profundas transformações ocorridas no seu segmento industrial, no Brasil e no mundo.

Quando nasceu, em uma sala do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a associação era composta por 39 sócios fundadores. Hoje são mais de 1000 associados (pessoas físicas), 11 empresas  mantenedoras e 41 empresas associadas, além de 8 regionais e de uma sede própria.

"Acompanhando o início do processo brasileiro de industrialização, a ABM surgiu com a missão de promover o intercâmbio tecnológico e impulsionar o desenvolvimento dos setores de atuação", conta o presidente executivo, Horacidio Leal Barbosa Filho.

"Ao longo desta trajetória, foram muitos os desafios e as dificuldades, até como um reflexo de diversos momentos adversos da economia do nosso país. Mas nossa Associação continua viva e ativa", comemora Leal.

A ABM desenvolve ações para realização de congressos e seminários – atualmente agrupados na ABM WEEK –, oferta de cursos (presenciais, online ou in-company) e para o reconhecimento das melhores contribuições por meio de prêmios de reconhecimento técnico. Também realiza um trabalho de destaque na edição de publicações técnicas, como a JMR&T - Journal of Materials Research and Technology, períodico internacional de maior fator de impacto do Brasil,  a TMM - Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração e a Materials Research, o ABM Proceedings, além da Coleção de Livros ABM.

“Desde sua fundação a ABM vem exercendo um relevante papel de contribuição para o desenvolvimento da indústria brasileira, proporcionando geração e difusão de conhecimento, integração entre academia e empresas, e promovendo networking entre seu público. Nos últimos anos temos constatado a progressiva redução da formação de profissionais no nosso segmento de atuação, e este fato aumenta ainda mais a importância da ABM como formadora de especialistas, constituindo-se num dos grandes desafios de nosso futuro próximo, ao lado da atualização permanente dos nossos modelos de capacitação e gestão”, diz Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competência da ABM.

“A ABM é uma das poucas associações no Brasil que tem, unicamente, um caráter técnico-científico, promovendo a difusão do conhecimento e o relacionamento entre membros das empresas e da academia ligadas aos setores de metalurgia, materiais e mineração, tendo uma reconhecida contribuição no aumento da competitividade brasileira.”, ressalta Hideyuki Hariki, diretor Administrativo Financeiro da ABM.

“Nossa Associação já se encontra em um processo acelerado de adequação às transformações digitais, o que amplificará em muito a propagação dos conhecimentos técnicos,  mantendo sempre seus compromissos com o meio ambiente, a sustentabilidade e a valorização e crescimento do ser humano.”, complementa Hideyuki.

Casa de Metal

Além de difundir conhecimento técnico-científico, a ABM tem uma preocupação em preservar a história dos setores que atua. Por isso, desde o começo do mês maio,  está funcionando na sede da Associação, em São Paulo, a Casa de Metal Espaço Cultural. O centro cultural  abriga  uma exposição permanente de objetos de arte relacionados à história da metalurgia, materiais e mineração. O local também realiza mostras de filmes, oficinas de arte e exposições. O acesso ao público é gratuito.

“A recente instalação de um projeto pela Lei de Incentivo à Cultura, denominada Casa de Metal Espaço Cultural na sede da ABM, em parceria com a Quattro Projetos, reforça mais ainda o nosso compromisso com a preservação da memória da metalurgia, materiais e mineração. Além disso, o novo espaço apresenta diversas atividades socioculturais para a comunidade, inclusive com atividades voltadas para jovens e crianças, estudantes de escolas públicas, para divulgação de conhecimento e informações sobre nossos segmentos de atuação.”, explica Hideyuki.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.