A Inteligência Artificial na Indústria de Base: segmento tem buscado alinhamento com o panorama internacional para alcançar objetivos comuns, como a sustentabilidade de seus processos
De acordo com o levantamento feito pela agência de pesquisa FutureBright Research no início de 2023, a automação industrial, alcançada por meio da introdução de Inteligência Artificial (IA) no maquinário das indústrias, é uma realidade cada vez mais tangível no panorama mundial, tendo em vista que a previsão para o próximo ano é que a base de máquinas instaladas com recursos IA ultrapasse a marca de 16 milhões de unidades em exercício. Conhecida como Indústria 4.0, essa nova fase do setor alia processos de produção em massa à tecnologia de ponta para incrementar resultados nas mais diversas áreas.
Segundo uma pesquisa publicada em julho de 2023 pela Revista Nature, a aplicação da Inteligência Artificial em processos industriais pode contribuir para o desenvolvimento de um dos principais pontos de interesse da indústria atual, em especial nos segmentos de metalurgia, materiais e mineração: a sustentabilidade. O estudo da Nature revela que o uso da IA tem o potencial de contribuir para que empresas da área alcancem 79% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que envolvem desde o combate à pobreza até a proteção do meio ambiente, com a redução do impacto das emissões de carbono.
A IA se apresenta como uma solução para essas questões, ao oferecer automação, otimização de processos e análise avançada de dados, de modo a aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos, sem que para isso seja necessário extrair mais matéria prima, por exemplo. De acordo com Valdomiro Roman, Diretor de Operações da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), além do potencial agregado às soluções de Inteligência Artificial, a colaboratividade que permeia esta tecnologia está entre os fatores que definem a rápida evolução que ela tem demonstrado na indústria mínero-metalúrgica.
“A colaboração entre países, instituições acadêmicas e empresas tem sido uma tendência notável para a adoção da Inteligência Artificial no setor industrial. A busca por padrões e regulamentações comuns tem permitido que a Indústria de Base aproveite ao máximo os avanços da IA, além de possibilitar a rápida disseminação de melhores práticas e soluções inovadoras, por meio do intercâmbio de conhecimento e de parcerias”, destaca o Diretor de Operações da ABM.
Nesse cenário, as possibilidades de uso da Inteligência Artificial têm se amplificado e, atualmente, a tecnologia é utilizada não só na melhoria de processos, mas também atua em frentes como a proteção dos trabalhadores, que muitas vezes lidam com ambientes de altas temperaturas, gases e outros fatores de risco.
Com o objetivo ampliar o acesso ao conhecimento sobre as tendências tecnológicas presentes na Indústria de Base, a ABM disponibiliza, em parceria com a Enacom, uma de suas empresas associadas, o curso gratuito “Indústria 4.0 e suas aplicações”. Segundo o CEO da Enacom, Douglas Vieira, “Este curso explora as tecnologias emergentes e as transformações digitais na indústria a partir dos conhecimentos sobre a Indústria 4.0, suas aplicações e tecnologias. Nosso foco é aprofundar o conhecimento do público que tem interesse sobre o tema”. Para acessar a capacitação basta clicar em: https://www.abmbrasil.com.br/por/curso/online-industria-4-0-e-suas-aplicacoes
Deixe seu comentário