6ª edição da ABM WEEK gerou oportunidades de negócios para empresas participantes
Ao longo das últimas edições, a ABM WEEK tem se firmado não apenas como o mais importante encontro técnico-científico da indústria minerometalúrgica e de materiais da América Latina, mas também como um espaço importante para fazer contatos, prospectar negócios e identificar novos parceiros.
Neste ano, os patrocinadores encontraram no evento diferentes oportunidades para apresentar seus produtos e serviços para o mercado, com sessões especialmente planejadas para isso. Foi o caso das Rodadas de Negócios, das Tech Talks e das Startup Talks.
Nas Rodadas de Negócios, um grupo de 30 empresas fornecedoras de produtos e serviços teve a oportunidade de conversar por 10 minutos com cada uma das 10 empresas-âncoras que se predispuseram a integrar esta edição. As conversas envolviam interlocutores qualificados e ocorreram em espaço privilegiado, de modo que puderam gerar bons resultados.
De acordo com Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM muitos dos participantes aprovaram o modelo das Rodadas.
“Dez minutos é um tempo bom para quem tem interesse em se apresentar para um cliente em potencial e não é excessivamente longo para um contato que não gera tanto interesse”, explica Valdomiro.
De fato, as Rodadas possibilitaram uma exposição bem sucedida, na opinião de alguns participantes.“A Rodada de Negócios foi bastante positiva. O contato com os clientes traz uma oportunidade única para a divulgação da nossa marca e potencialidades nos projetos junto a eles. Prospectamos várias reuniões diretamente nas usinas, as quais trarão seguramente novos negócios”, afirmou José Carlos Diniz, da DME.
Para Fábio Carvalho, head de Marketing da Dassault Systèmes, as Rodadas foram “um dos pontos altos da ABM WEEK”.
“Tivemos a oportunidade de bater papo com dez empresas. O pessoal se preparou para isso e teve a possibilidade de engajar os representantes das empresas-âncoras para outras conversas”, ele afirma.
Na Arena Tecnológica, startups puderam se apresentar e empresas detalharam soluções tecnológicas para diversas necessidades da indústria.
“Iniciamos as Tech Talks em 2019, criando o espaço batizado de Arena Tecnológica, que inclui telão de LED e infraestrutura adequada para exposições”, conta Valdomiro.
Diniz, da DME, avalia que o espaço proporcionou “uma oportunidade excelente para divulgar os regeneradores de combustão de topo” de sua empresa.
“É uma tecnologia que ainda ocupará bastante espaço no cenário siderúrgico brasileiro. Ali tivemos uma acomodação bastante favorável para todo o público, uma grande tela que favoreceu a visualização dos slides e uma distribuição do som igualmente favorável”, ele descreve.Após a apresentação, a DME recebeu feedbacks positivos, incluindo duas consultas para desenvolvimento de negócios no Brasil, Argentina e Japão.
Michel Vreysen, diretor da Belgobras – que intermediou a participação de diversas empresas do Espaço Bélgica-Valônia –, destaca que as expectativas foram superadas, após dois anos sem encontros presenciais.“Todos esperavam ansiosamente pela retomada dos encontros”, ele explica.
Os contatos propiciados pela ABM WEEK se traduziram no uso concorrido das salas de reunião disponibilizadas no evento.“Diversas empresas nos procuraram para dizer que o espaço das salas foi insuficiente, pois elas estiveram quase que permanentemente ocupadas”, conta Valdomiro. Para ele, isso confirma que a ABM WEEK tem assumido cada vez mais “um caráter de feira de negócios”.
A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Air Liquide, Alkegen, Amepa GmbH, Aperam, ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BRC, Braincube, CBMM, CEMI, Combustol, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, Isra Vision Parsytec, John Cockerill Industry, Kuttner, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Nouryon, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Thermo Fischer, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be (ADI – Industrial Services, John Cockerill Hydrogen, BorderSystem, Datanet International, Synthetis e PEPITe), White Martins e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, Casa de Metal, CBCA, Elsevieir, Ibram, ICZ e Instituto Aço Brasil. Apoio de mídia: CIMM e Ind4.0
Texto: Eduardo Campos Lima
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