6ª ABM WEEK recebe mais de 800 trabalhos técnicos
Superando as expectativas da organização, a 6ª edição da ABM WEEK recebeu 817 contribuições que vão compor as sessões técnicas dos 13 eventos que acontecerão simultaneamente entre 7 e 9 de junho, em São Paulo. Apesar de o número ser inferior aos 929 trabalhos recebidos em 2019, a comissão organizadora não tem dúvida de que é uma marca a se comemorar.
“Apesar de todas as dificuldades geradas pela pandemia, como fechamento de laboratórios e empresas funcionando em home office, recebemos um número excepcional de contribuições”, avalia Valdomiro Roman da Silva, diretor de desenvolvimento de competências da Entidade.
O maior volume de trabalhos técnicos se concentrou nas áreas de Materiais Cerâmicos, Compósitos e Poliméricos (com 201 contribuições), e Fundamentos e Processos Metalúrgicos (com 106 trabalhos). Entre os Seminários Industriais, a área que mais se destacou foi Fusão, Refino e Solidificação, com 85 trabalhos técnicos.
Networking e integração
Desde o início, a ABM WEEK se apresentou como um espaço importante de troca de conhecimento e de integração, congregando docentes, estudantes, pesquisadores e profissionais. Neste ano, o espaço para trabalhos de iniciação científica foi ampliado, como forma de incentivar ainda mais a pesquisa e a ciência.
Os estudantes poderão apresentar seus trabalhos em todos os eventos que compõem a ABM WEEK e não apenas no Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, que completa 20 anos na 6ª edição.
“Tanto o Congresso quanto os demais seminários terão ‘Iniciação Científico-Tecnológica’ entre seus temas, permitindo que estudantes apresentem suas pesquisas para profissionais e acadêmicos”, explica Roman da Silva.
Após tantas incertezas geradas pela pandemia desde 2020, os organizadores esperam que a 6ª edição da ABM WEEK se reafirme como encontro fundamental para o segmento no Brasil.
“Os temas das plenárias, painéis, mesas redondas e palestras são atuais e têm a capacidade de atrair um público que, após dois anos de interrupção, está ávido pelo reencontro. Nossa expectativa é grande,” define Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM.
A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã do evento e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, ADI-IS, Alkegen, AMEPA GmbH, Aperam, ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BorderSystem, CBMM, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, IBAR, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, John Cockerill, Kuttner, Magnesitas Navarras, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be, White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, Abifa, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Icz, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.
Texto: Eduardo Campos Lima
Deixe seu comentário