21ª edição do ENEMET reúne estudantes de todo o Brasil para participar de debates e do Steel Challenge
O primeiro dia 7ª edição da ABM Week foi palco das boas-vindas ao 21º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (ENEMET), evento que aproxima os universitários do mercado de trabalho e é organizado pela comissão técnica de iniciação científico-tecnológica da ABM.
“Decidimos criar esse evento por haver uma carência de espaços onde os estudantes pudessem se apresentar. No ENEMET, os estudantes se apresentam junto com os profissionais. É uma oportunidade única de introdução à indústria”, afirma Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM, na abertura do evento, no Auditorium Bio-Briquete Tecnored, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo.
Gerente sênior de aquisição e desenvolvimento de talentos da Ternium Brasil, anfitriã do 21º ENEMET, Vanessa Antoine foi uma das palestrantes presentes na cerimônia de abertura do encontro. “Faz parte da nossa estratégia e da nossa visão, a formação de talentos de jovens estudantes, justamente porque acreditamos que o futuro que desejamos construir como empresa será moldado em conjunto com as novas gerações”, diz a profissional que faz parte do quadro de funcionários da Ternium desde 2012.
Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de um desafio capaz de contribuir para seu desenvolvimento profissional, o Steel Challenge. A primeira etapa do Steel Challenge se deu entre as 08h35 e 10h15 do dia 01 de agosto e foi apresentada por Danilo Souza, trainee do RH da Ternium, na área de Aquisição e Desenvolvimento de Talentos. Tendo como tema a redução das emissões de CO2, os estudantes foram convidados a se dividirem em trios e responderem perguntas sobre o universo da siderurgia em um desafio que se estendeu por todos os dias da ABM Week.
Os três grupos com melhor pontuação avançaram para a 2ª etapa com um case que foi apresentado no dia 03 de agosto no Auditorium Usiminas às 14h, com a avaliação de uma banca formada pela Ternium. O grupo vencedor teve alguns membros selecionados para vivenciarem o Ternium Experience 3.0. O prêmio permite ao estudante vivenciar por 30 dias a experiência na Ternium Brasil no Rio de Janeiro, com todos os custos cobertos e benefícios ofertados.
“O objetivo é construir uma relação de continuidade no processo de desenvolvimento. Queremos que os estudantes aprendam e, ao mesmo tempo, se divirtam e, durante o estágio, tenham uma experiência prática com especialistas da Ternium, conseguindo aplicar o conhecimento deles”, disse Antoine.
Ao aproximar os estudantes dos departamentos de RH, o ENEMET busca facilitar a tarefa das empresas em formar banco de talentos. “Sou engenheiro metalurgista e sócio da ABM há 54 anos. Uma das razões que mais me entusiasma a continuar na associação é o ENEMET”, destaca Leal.
Deixe seu comentário