14º WSSO aborda indicadores ESG na Indústria da Mineração e Metalurgia
Fonte: Assessoria ABM
Nos dias 12 e 13 de junho, a cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, será a sede do 14º Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e de Processos (WSSO), evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Um dos destaques da programação desta edição do WSSO — considerado o maior evento brasileiro a abordar as dinâmicas ocupacionais no cenário industrial — será o “Painel: Indicadores ESG”, que abordará as práticas de sustentabilidade adotadas no setor minero-metalúrgico, temática que preocupa mais de 60% das empresas deste segmento, segundo o levantamento da Confederação Nacional da Indústria. O painel, que ocorrerá na manhã do dia 12, terá início às 10h com uma palestra sobre os indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) na ArcelorMittal, apresentada por Guilherme Corrêa Abreu, Gerente Geral de Sustentabilidade na empresa. A ArcelorMittal é uma das líderes globais em produção de aço e o compromisso com a sustentabilidade tem um ponto central em sua estratégia corporativa.
De acordo com o executivo, o painel será um momento para troca de experiências e contatos com parceiros e experts no assunto, que tem sido cada vez mais destacado pelos players do setor. “Os indicadores ESG são essenciais para entender o posicionamento das corporações frente aos desafios de sustentabilidade e para monitorar a evolução nesses requisitos. É importante seguir uma estrutura clara e fundamentada naquilo que é material para o negócio. Há muito tempo buscamos alinhar nossos reports de sustentabilidade aos indicadores GRI (Global Reporting Initiative) e, mais recentemente, ao SASB (Sustainability Accounting Standards Board). A certificação Responsible Steel estabelece diretrizes de ação não só para o que é mensurado, as também para as ações necessárias para alcançar altos padrões de sustentabilidade em nossos negócios. Atualmente, possuímos três unidades certificadas (Tubarão, Monlevade e Vega) e seis unidades recomendadas para certificação (Piracicaba, Juiz de Fora, Barra Mansa, Resende e trefilarias de Sabará e São Paulo). Em 2025, esperamos obter a certificação da nossa última unidade no Brasil, que é a planta de Pecém”, explica Guilherme, da ArcelorMittal.
Após a fala de Guilherme, Roberto Luís Prosdocimi Maia, Diretor Corporativo de Sustentabilidade da Usiminas, apresentará a abordagem institucional de sustentabilidade da empresa. A Usiminas, uma das principais siderúrgicas do país, tem investido fortemente em práticas que visam a redução de impactos ambientais e a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo. Com a principal planta da Usiminas na cidade, Ipatinga deve reunir centenas de profissionais da empresa no WSSO, conforme aponta o Especialista Sênior de Segurança de Processos da siderúrgica, Eduardo Almeida.
“Debater sobre saúde e segurança no mundo industrial, principalmente quando se trata do segmento de mineração, siderurgia e indústria química é extremamente relevante para as empresas. Têm-se investido bastante e é perceptível o quanto a saúde e a segurança são valores corporativos, e uma empresa que quer ser sustentável tem que ter saúde e segurança como um valor. Por isso, nossas expectativas para o 14º WSSO são muito positivas. As discussões são muito ricas tanto tecnicamente quanto na parte gerencial, os debatedores que estão presentes são de altíssimo nível e com certeza são o que tem de melhor no mercado da indústria, fazendo com que o workshop tenha um nível de qualidade muito alto”, pontua Eduardo, da Usiminas.
Além das exposições feitas pelos executivos da ArcelorMittal e da Usiminas, Naiade Araki Gonçalves, Especialista em Meio Ambiente da Gerdau, trará sua visão sobre como a empresa está moldando um futuro sustentável. A Gerdau é reconhecida por suas práticas de reciclagem de aço e inovação em processos sustentáveis, tendo sido premiada em 2023 como a melhor empresa do Brasil em ESG/Socioambiental, pelo Anuário Época Negócios 360º.
Pamela Ferreira dos Reis, Diretora de EHS da Ternium, encerrará a sessão de palestras expondo de que forma os indicadores ESG têm transformado a cultura corporativa da empresa. A Ternium, que atua na produção de aços planos, tem adotado uma abordagem proativa na gestão ambiental, saúde ocupacional e segurança do trabalho. A empresa está entre as contempladas pelo prêmio de Campeãs da Sustentabilidade, devido ao trabalho desenvolvido durante 2023. Este reconhecimento é concedido aos membros da World Steel Association que demonstram seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. A Ternium já recebeu o prêmio seis vezes.
O “Painel: Indicadores ESG” culminará em uma mesa-redonda e na realização de debates entre às 11h20 às 12h, moderados por André Chaves de Andrade, Diretor de Relações Institucionais e Comunidade da Usiminas. Essa fase permitirá a troca de experiências e de melhores práticas entre os participantes, promovendo uma discussão aprofundada sobre os desafios e oportunidades na implementação de práticas ESG no setor de mineração e metalurgia.
14º WSSO
O WSSO 2024 será realizado no Centro Cultural Usiminas e, ao longo dos dois dias de evento, a programação reunirá: cerimônias de abertura e encerramento, palestra de abertura sobre o tema “Transformação Cultural: Desafios para o futuro e para as lideranças” — ministrada pelo Diretor de Operações da Comportamento Psicologia do Trabalho, Julio Turbay —, além de painéis com especialistas e representantes empresariais sobre as temáticas “Indicadores ESG”, “Saúde Ocupacional”, “Segurança de processos” e “Cases de sucesso”.
Além da programação de cursos, palestras e painéis, o WSSO possui também uma área de exposição, em que os principais players dos setores de saúde e segurança, focados na Indústria de Base, apresentam seus portfólios de equipamentos e soluções inovadoras. Nos dias 12 e 13, os participantes contarão ainda com coffee breaks e, no dia 12, será oferecido um coquetel.
O 14º WSSO tem a Usiminas e Ternium como empresas anfitriãs e, além das siderúrgicas, conta também com a participação das instituições: Danny, Libus, Reframax, RIP, SME, Sodexo, Industrial Scientific, MSA, Aperam, Cesla, DuPont, General Instruments, Gerdau, Grupo Gestor Vida, MRC, Provest, Siryhos, Vita, Cenibra, PH e Sankyu.
Deixe seu comentário