11ª edição do CBMINA debate tendências e inovações do setor mineral brasileiro para os próximos anos
Investir nos futuros profissionais para garantir o crescimento da atividade minerária brasileira é uma das principais estratégias para buscar um futuro mais sustentável e responsável para o setor mineral brasileiro.
O Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA) se caracteriza por proporcionar às empresas de mineração e às organizações educacionais a oportunidade de apresentarem suas realizações e buscarem o desenvolvimento de novos projetos. Em 2023, a 11ª edição do evento ocorrerá entre os dias 12 e 14 de setembro, em Belo Horizonte (MG), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O fórum é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade (DEMIN) da UFMG. Será constituído de conferência magna, plenárias, sessões técnicas, workshop, debates, apresentação e premiação de trabalhos técnicos relativos à mineração. Entre os principais temas que serão debatidos estão: descarbonização e eficiência energética na mineração; fechamento de mina; automação e outras tecnologias em operações unitárias na lavra; alternativas de disposição de rejeitos e estéril; a evolução das condições operacionais e suas influências nas relações de trabalho etc.
Entre as principais finalidades do evento está a promoção de um intercâmbio de ideias entre estudantes, professores, pesquisadores, autoridades, executivos e profissionais ligados ao setor mineral. A ideia é que os interessados apresentem publicamente novas proposições e abordagens para a evolução constante da atividade mineral brasileira.
Para o professor da UFMG, Cláudio Pinto, o CBMINA é uma excelente oportunidade de os estudantes terem um contato mais direto com os representantes das empresas, inclusive de forma a ampliar o networking pessoal. “Nestes três dias, é possível vivenciar ainda que brevemente, possíveis trajetórias da vida profissional dentro de algumas profissões do setor mineral e buscar uma melhor se preparação na área específica de sua atuação futura”, afirmou.
Trabalhos técnicos
A organização estabeleceu a data de 14 de julho para receber a inscrição de efetivação dos trabalhos aprovados a serem expostos a um seleto público composto por profissionais e executivos de mineradoras e de empresas da cadeia produtiva do setor mineral, representantes de institutos de pesquisa, entre outros. Mais informações em https://ibram.org.br/evento/11cbmina/
Serviço:
11ª edição do CBMINA
Data: 12 a 14 de setembro de 2023
Local: UFMG – Belo Horizonte
Mais informações em https://ibram.org.br/evento/11cbmina/
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram
Deixe seu comentário